terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Detesto chiclete.

Em posts anteriores tenho citado frases de uma escritora que eu adoro. Renata Belmonte nasceu em 13/03/1982, em Salvador. É advogada e contista. Estreou em 2002, com a publicação do seu primeiro conto, Em cima da estante de vidro, na revista eletrônica Blocos on Line. Desde então, acumula colaborações em suplementos e jornais literários como Iararana, Província da Bahia, Cronópios e Bestiário. Seu primeiro livro de contos, Femininamente (onde está este conto, Detesto chiclete), ganhou o Prêmio Braskem Cultura e Arte de 2003. Em 2006, publicou O que nao pode ser (onde está o conto que ela diz "Abandonar, ás vezes, é a melhor forma de preservar um amor"), livro vencedor do Projeto de Arte e Cultura Banco Capital.
Renata, que já tive a chance de encontrar duas vezes pessoalmente, abraçar, conversar, e ter os meus livros autografados, além de ótima escritora, é um amor de pessoa, e simplesmente linda, como podemos ver na foto ao lado.
Abaixo, coloquei um dos contos da autora. Gosto dele em especial. Além de ter trechos de músicas que adoro, seu final faz uma alusão ao Natal, então achei super adquado para o momento e eu espero sinceramente que vocês, meus leitores de gosto refinado, apreciem o conto. Me perdoem pelo post ter ficado tão grande, mas creio que valha a pena ler até o fim. Não esquecendo do comentário depois, dizendo o que acharam!

Detesto chiclete

"Detesto chiclete, o gosto acaba rápido e você ainda tem que ficar se preocupando em achar um lugar obscuro para depositá-lo", ele disse com tom de indignação. "Eu gosto de chiclete, porque sou grudenta e sinto prazer em ficar mastigando minhas relações", ela acrescentou, logo depois, num tom de quem recebeu uma indireta e não gostou. O chiclete é a apenas uma das metáforas. Ela sonhava com um sentimento profundo com eterno sabor de novo. Ele a considerava tola por não entender que toda paixão é efêmera por essência.
Paixão tem um problema. Acaba-se.
Qual o sentido, então, de até que a morte nos separe?
Quando foi que ele parou de sentir aquele frio no estômago? No segundo encontro ou no último ano? É muito difícil precisar o momento exato em que as coisas começam a desandar.
Final feliz, o que é isso? Para ela, seriam pequenas viagens a lugares paradisíacos, beijos mentolados, olhos piscando, flores vermelhas, cartão de crédito dourado e dois eu te amo por segundo. ”Por favor, me faça voltar a ficar completamente apaixonada”, ela disse baixinho, quase murmurando. ”Depois a gente conversa, estou morrendo de sono”.
Virou-se para o lado e ela se arrependeu de ter pretendido discutir a relação às três da madrugada.
Sentada na poltrona de estofado azul, ela tremia. O termômetro de rua apontava vinte e cinco graus. Será que ouviria ainda um “eu também”? Por causada da dúvida, tinha febre de trinta e nove. Sempre foi chegada a um drama. Livro de cabeceira :A insustentável leveza do ser. Filme predileto :E o Vento Levou. Quem consegue esquecer do primeiro beijo de Scarlett O´Hara e Rhett? Ele adorava trocar seu cd de Celine Dion pelo dos Raimundos. Ela não se incomodava, achava legal quando ele a chamava de Mulher de Fases. A aeromoça pediu que apertasse seu cinto. Para que segurança, numa situação como aquela? Pouco lhe importava os olhares curiosos dos outros passageiros. Será que eles nunca tinham visto ninguém soluçar? Para nada ia servir aquela água com açúcar. Olhou pela janelinha e descobriu que as nuvens não eram feitas de algodão doce.
Era sagitariana. Antes de ir embora, escreveu no espelho do banheiro dele, um “Eu te amo” vermelho de batom. Ele sorriu, tirou uma folha do bloquinho, movimentou a caneta e lhe disse para só abrir o envelope, no avião. Letras feias de imprensa formavam ADEUS. A primeira lágrima de seus olhos caiu e borrou o S.
Como estava o sexo? Muito bem, obrigado. Tirando às vezes em que ele não estava afim, ela nada tinha do que reclamar. Orgasmo é uma coisa espiritual. Fazia Yoga há três meses.
Não que tivesse absoluta certeza de que era o final. Esse ADEUS seria a forma abrasileirada e sutil do famoso THE END, que aparecia no fim dos filmes? Andavam discutindo, mas não esperava que fosse terminar assim. Qual seria o verdadeiro motivo? O telefonema desaforado, o tubo de pasta que apertou demais ou a discussão pelo cobertor?
Nenhum dos três. Era uma conspiração astrológica. No seu mapa astral, Vênus não passava em Virgem e era por isso que jamais dariam certo. Ele gostava de deixar claro, que não concordava com essas babaquices astrológicas que ela insistia em acreditar. Para ele, racionalizar demais sobre o amor era o mesmo que beijo na boca sem língua, namoro sem paixão e música sem ritmo. Quantas trilhas sonoras um casal pode ter? “You’re just to good to be true, can’t take my eyes off of you”. Esta foi a primeira. “I will survive”, seria a última?
Quando uma mulher não vive uma relação estável, o mundo todo a condena. Ela só queria um estilo de vida simpático, filhos, marido e cachorros numa mesma casa. Vestida em um longo branco e vaporoso, acordaria cheia de sorrisos para fazer o café. Nada disso mais aconteceria? A situação foi ficando clara. A mulher de vermelho devia ter ligado para ele, de novo. Seu sangue latino americano, certamente, ferveu de tesão e ele deve ter esquecido de tudo que viveram juntos. ”Pobre criatura”, pensou ela, quando visualizou a mulher de vermelho, acordando com o olho borrado de rímel e colocando whisky na mamadeira das crianças.
Um cara de verde perguntou se podia sentar ao seu lado. Ela ignorou a pergunta e abaixou o rosto. Ele já esperava não ser bem recebido e resolveu passar por cima da atitude da garota. Abriu a valise, tirou a flauta ,respirou fundo e começou a tocar a musiquinha do comercial de Natal do Bamerindus: ”Quero ver você não chorar, não olhar para trás e nem se arrepender do que faz, quero ver o amor nascer, quando a dor crescer você nem sentir e sorrir...”.
Ela levantou a cabeça, apoiou o queixo na mão esquerda e o fitou. Uma auréola dourada flutuava sobre sua cabeça. "Obrigada", disse oferecendo um gole de sua água com açúcar.
Ele sorriu e respondeu sem pestanejar: Aceita um chiclete?
Isto foi o fim do princípio. She will survive.
THE END

BELMONTE, Renata. Detesto chiclete. In: Femininamente. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 2003

P.S. Quero agradecer ao Mauri Bonfill pela indicação ao Katana de Ouro, na categoria Melhor Post. O texto em questão (Antigos Escritos) não é um dos meus melhores, mas se ele o escolheu, só me resta agora agradecer e esperar que seja votado! Mas fico feliz pela indicação. Sinal que tenho leitores fiéis que se identificam com meu jeito louco de ser. Obrigado Mauri, obrigado a todos os leitores e especialmente aos que já votaram lá. Quem quiser passar, e dar uma conferida, acesse: A Katana de Bambu.

7 comentários:

  1. Nossa essa guria escreve muito bem!

    ótima metafora de um fim de relacionamento...
    e o flautista no final oferecendo um chiclete...mais um na vida dela rsrs

    abração!

    e boa sorte lá com a indicação!

    ResponderExcluir
  2. Pois então. Relacionamentos são intermináveis............ assuntos. hehe

    ResponderExcluir
  3. É escrever bem é dom, talento mesmo. Não basta só querer como eu. A Renata realmente é um tanlento nobre.
    A você parabenizo pela indicação vou passar lá, conferir e votar.
    Abração querido.

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo..
    Desculpe a ausencia, final de ano , trabalhando por demais, esses dias eu fiquei pensando, e decedi promover a BLOGAGEM COLETIVA ( Contra Violência), faça parte dessa campanha, e vamos fazer a diferença.

    Venha comigo, pegue seu selo,
    Aguardo você no AUSÊNCIA INSTÁVEL.

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Jeff, que que é isso Jeff ?
    Esse seu post me deixou meio q deprê..rsrs.
    Depois vc ouça a música Chicletinho (Dolls) ...
    E te contarei em Off uma história.

    Abraços... Xararari Xarariron.

    ResponderExcluir
  6. Vc, sempre dando boas dicas!!
    Não conhecia a Renata Belmonte, mas gostei muito.
    Me lembrei de uma frase q escutei, q faça sobre a tristeza e também usa o chiclete como metáfora.
    "A tristeza é q nem chiclete: você precisa mastigar, até virar aquela massa sem graça e sem gosto. Depois a gente cospe."

    Parabéns pela indicação! Post do ano, hein?? Tá fácil não! haha

    Abço ^^

    ResponderExcluir
  7. J.,
    Não esperava me emocionar tanto "numa noite que parecia como qualquer outra." Cheguei atrasada, mas quero agradecer todo esse carinho que, tenha certeza, é recíproco. Muito obrigada mesmo pelas suas palavras! Não há nada mais lindo para um artista do que isso.
    Beijos,
    Renata

    ResponderExcluir

Partilhe comigo deste devanneio...