quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Na sala de aula...

"A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida." Sêneca

Estou ás voltas com um novo drama! Na verdade, algo para o qual eu estou me preparando desde 2005 quando comecei a faculdade, mas que vivia dizendo aos 4 ventos que não iria fazer: entrar numa sala de aula no papel de professor!
Quando optei por fazer uma licenciatura na Universidade, o meu interesse não foi a sala de aula. Mas foi estudar aquilo que tanto gosto que são as letras, a literatura, os textos, as línguas. Achei eu, (coitado!), que o meu curso poderia me ajudar a fazer outra graduação depois que acabasse esta, que é ainda o que pretendo fazer. E pensei também que se não gostasse, desistiria do curso e faria outro.
Pois é, cheguei ao 8º e último semestre do curso de Letras. Pensei em desistir do curso? Claro que sim. Mas os amigos, a família, e blah, blah, blah... acabei ficando até o fim. Passei pelas etapas mais temidas por mim mesmo: observação da prática de ensino, estágio. Mas foram experiências rápidas, com o auxílio constante da professora, dos colegas da faculdade.
O ano que eu sabia que seria um marco na minha vida dá provas de que realmente é isto o que ele será. Ano de formatura, desempregado, surge a oportunidade: dar aulas de Língua Portuguesa, para alunos do Ensino Fundamental II, em minha cidade. Parafraseando Shakespeare: Ir ou não ir: eis a questão!
Diante das dificuldades, da crise financeira que também atingiu minha vida, e o fato de estar desempregado, aceitei o desafio. É, esta é palavra certa: DESAFIO.
Porque entrar numa sala e ministrar aulas para 20, 30, ou quiçá 40 alunos, todos na pré ou na adolescência sinceramente nunca fez parte dos meus planos. No entanto, estou sendo preparado para isto desde 2005, e mais cedo ou mais tarde essa situação iria se apresentar a mim. É bem verdade que entre estudar as teorias e ir para a prática há uma diferença gritante.
Acredito que a Educação, a leitura podem mudar a vida de uma pessoa. E no momento, assumindo o papel de educador, a minha preocupação é não ser um professor qualquer, não fazer isso pensando apenas no dinheiro. Eu irei trabalhar não com livros, textos, literatura.
Eu vou trabalhar com vidas! Eu terei em minhas mãos o poder de construir ou destruir uma vida. Porque sabemos nós que um mal professor, deixa marcas para o resto da vida. Bem como um bom professor.
E eu não quero ser um professor medíocre. E muito menos marcar negativamente os meus futuros alunos.
Então agora é assumir minha nova profissão, e me preparar para o desafio deste ano. E com certeza haverão muitos post's falando sobre a minha nova experiência.
Abraços meus queridos amigos...

6 comentários:

  1. totalmente certo, Tem professor que deixa marca que o aluno nunca esquece, ou as vezes ate tentam ser que nem o professor!
    to torcendo pra vc viu!

    ResponderExcluir
  2. Olha,olha..
    Lembrei de uma coisa quando vc falou que cursou letras...
    Uma das minhas opções quando sai do ensino medio era letras e biologia.
    Perguntei na epoca a minha professora de portugues o que ela achava...ela quase me bateu,e disse que tinha coisa melhor que letras mesmo que se eu gostasse..nao tiro a razao dela,mas isso me marcou muito.
    Não tentei biologia,acredito que por causa do conselho dela.
    Comecei a fazer publicidade e parei no terceiro periodo.
    Comecei a fazer informatica e parei.
    Hoje eu nao sei se volto mais pra facul,porque tenho medo de errar de novo. =/

    A vida é assim,ou entao eu to ficando é louco.

    =/

    PS: eu vou poostar no blog,só nao sei quando,mas eu quero.

    abração!

    ResponderExcluir
  3. Ser sincero, escrevir assim meio com medo de ficar muito vulgar, pior que ta parecendo um pouco com um conto mesmo!
    Valeu pela dica!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Disse 2 coisas importantes pra sua carreira nova:
    "Eu não quero ser um professor medíocre"
    "E muito menos marcar negativamente os meus futuros alunos"

    Pensando assim, acho q tá mais q preparado pra encarar o desafio!!
    Eu já pensei em ser professor... hehe "Se der td errado eu tento um mestrado" hehe

    Sucesso na nova profissão! É bom q nas férias vc tem dinheiro e vem conhecer BH! XD

    Abço ^^

    ResponderExcluir
  5. O grande aluno dessa história tu sabe quem é né? Tu mesmo :)

    ResponderExcluir
  6. te indicando pro premio dardos olha la no meu blog

    ResponderExcluir

Partilhe comigo deste devanneio...