sábado, 15 de janeiro de 2011

Voltar ao passado...

"Estou de volta pro meu aconchego
Trazendo na mala bastante saudade
Querendo um sorriso sincero, um abraço
Para aliviar meu cansaço
E toda essa minha vontade"

Há um ano atrás estava prestes a embarcar no voo 4061: Salvador-Campinas, que me trouxe a São Paulo com certeza de que, ao contrário do que disse a muitas pessoas, não voltaria a Bahia por tão cedo. Afinal, vim para ficar.
Na mala as roupas, o computador, os livros que mais gostava, e a esperança de conseguir ficar nesta cidade que após 01 ano ainda me encanta muito. O ano de adaptação passou muito, muito rápido.
Após a última viagem a Bahia (e a primeira após ter saído de casa) um frio, uma excitação me dominava.
Fui recebido por Salvador-BA com um calor imenso, um sol brilhante, céu azul e mar tranquilo, ás 08 da manhã da véspera de Natal.
Inquieto, segui para a rodoviária e mais uma vez fui abençoado com um breve passeio pela orla de Salvador. Ver a praia de Itapuã, Piatã, Patamares, sentir o cheiro gostoso do mar da minha Bahia, fez uma alegria genuína brotar em mim.
Inevitável não procurar nas paisagens e lugares em que passei as mudanças que ocorreram em 1 ano. Mas foram tão poucas que o sentimento que tive foi de que na verdade eu não havia saído dali, em momento algum. E foi algo tão forte o que senti, que cheguei a procurar indícios de que realmente eu havia acabado de chegar de São Paulo e lá havia morado nos últimos meses.
Aproveitei a viagem para, de certa forma, surpreender minha família, que esperava a minha chegada somente a noite, e me viram chegar para o almoço!
A alegria do reencontro, de ver como os pequenos cresceram absurdamente, de ver todos chegando para me ver, de ouvir elogios de como estou mais bonito, mais forte, e a conclusão de muitos de que São Paulo me fez bem me deixou muito satisfeito. Por fim, não consegui decidir se estar em casa parecia um sonho ou se ter morado fora durante 11 meses é que era um sonho.
Foi perfeito, mágico, gostoso dormir em minha cama, estar em minha casa, rir com meus tios, comer a comida da vovó, falar da experiência de se tornar totalmente independente em uma cidade muito longe de casa.
A emoção da despedida era visível no abraço da minha avó e em sua benção, nos olhos da minha mãe, e até mesmo na alegria de verem que o tempo passou mas eu continuo o mesmo e estou muito bem onde estou. Meu pai se dispôs a me levar ao aeroporto, prolongando o tempo ao lado do primogênito. E até então, eu estava bem.
As lágrimas de saudade, de amor só rolaram quando o avião já não tocava mais o solo baiano.
Por outro lado, ficaram promessas de visitas do meu irmão e minha mãe ainda em 2011. O amor e o apoio daqueles que estimamos é o melhor presente que podemos receber.
Este ano me sinto ainda mais feliz do que há 01 ano atrás. As perspectivas são as melhores possíveis. Até aqui valeu a experiência de dividir uma casa com uma amiga, planejar os dias futuros, traçar metas, conhecer o lugar que agora é minha cidade e me adaptar ao clima louco deste lugar. E claro, sempre procurando o melhor para nós.
01 ano se passou e não me arrependo de nada do que fiz até o momento. Que venha mais 01 ano pela frente!
Abração meus amigos queridos!

7 comentários:

  1. Realmente Salvador é deslumbrante, curti muito passar alguns dias lá, e noto que as pessoas de lá, nao são tão materialistas e egoístas como nós paulistanos...
    Que momento gostoso que tu vivenciou com seus familiares, afinal isso não tem preço.
    Fico feliz que as coisas aqui em SP esteja dando certo pra ti.
    Sucessos...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que me desesperei em apenas 3 horas em Salvador. Aquele calor não é digno, meu deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Ahahahahaha, K.

    Realmente querido, quando eu sai do aeroporto, achei que fosse morrer naquele calor. E olhe que sou filho da terra, imagine quem não é? rs.

    ResponderExcluir
  4. Voltar pra casa é sempre maravilhoso pq é com outro sabor q isso acontece, as pessoas parecem mais felizes, mais legais mesmo... acho q o melhor de morar longe é poder voltar de tempos em tempos e ser super bem recebido!
    Abraçoooo!

    ResponderExcluir
  5. Queria ter feito isto há muitos anos atrás ... mas enfim ... q sua vida continue assim ... q seus projetos se concretizem a cada dia e, a cada volta à sua terra, as alegrias possam ser renovadas ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Deixei um selo pra ti em meu blog...
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Queridão:

    Sou carioca e moro há 16 anos no interior de SP. O Rio jamais sairá de mim assim como a Bahia jamais sairá de você pelo simples fato de sermos sempre estrangeiros de nós mesmos. Abraçosssss e sds de ve-lo no Lua.

    ResponderExcluir

Partilhe comigo deste devanneio...