sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Quem sou?

Vendo e ouvindo Afterglow Live, Sarah Mclachlan.

Quem é você?
Você sabe exatamente quem você é, e vive exatamente da forma como sempr
e quis viver? Está feliz deste jeito?
Estive conversando com um amigo sobre alguns episódios de minha vida, onde fui acusado de não ter sido verdadeiro, de ter criado um personagem para agradar e na hora H ter demonstrado ser diferente. Apesar de não concordar com a acusação que me fizeram, sempre fica uma "pulga atrás da orelha", um questionamento, uma dúvida se realmente está tudo bem como está, ou se tem algo falso, que está ali apenas para agradar a sociedade na qual vivemos?
Quem sou eu? Costumo dizer que vivo duas vidas aqui. Uma é esta aqui na cidade que moro, onde aos poucos fui conhecendo outras pessoas, fazendo amigos gays, assumindo sem medo minha orientação para algumas pessoas, e tentando viver sem amarras, o que não é nada fácil. Já na cidade onde fui criado, eu sou outra pessoa (ou as pessoas me veem como outra pessoa): o rapaz de boa família, bom filho, bom neto, bom cidadão, comportado, sério, ás vezes até tachado de metido. Mas, que finge(se é que é possível fingir) não ser homossexual com receio da reação da família tradicional, dos amigos tradicionais, das pessoas daquela cidadezinha de interior onde maior parte das pessoas tem a mente retrógrada.
Estar longe de todos os que conheço e que fizeram parte de minha vida durante estes 24 anos, será uma experiência libertadora. Eu poderei descobrir mais sobre mim, aceitar-me como sou, viver da forma que acho correto, procurar a minha felicidade.
Tenho consciência que preconceito, discriminação, e outros nomes de "doenças" horríveis que atingem a sociedade estão em todos os lugares, não importando cidade, estado, nação. Confesso que tenho as minhas "doenças", e que espero ver cair por terra cada uma delas, como já vi a queda de algumas nos últimos anos.
Mas tudo o que mais quero para este novo ano, para a nova etapa, o novo ciclo é auto-conhecimento, amor-próprio, autoestima em alta. Primeiro EU. Mais do que nunca, vou cuidar de mim e empreender essa jornada para saber mais e assumir quem sou eu de verdade.
E para isso, é preciso mais vez ter CORAGEM. Pelo visto, este será meu sobrenome nos próximos dias.

P.S. Analisando o comentário do Foxx, de fato no texto ficou parecendo que sendo gay, excluo a possibilidade de ser bom filho, bom neto, bom cidadão, etc. Na verdade, deveria ter dito que AS PESSOAS DA CIDADE ME VEEM ASSIM. Será que realmente eu sou tudo isso? Bom em ser tantas coisas? Essa é a visão que algumas pessoas da cidade tem.

10 comentários:

  1. Querido:

    Lindo e contundente texto.Ficamos tanto tempo presos as vontades das pessoas que muitas vezes esquecemos de ser aquilo que gostaríamos de ser : livres. Liberte seu espírito e mente e seja feliz, porque a pessoa que mais quer e precisa dessa felicidade toda é você. Beijão e lindo fim de semana.
    www.lua2gatos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. "Costumo dizer que vivo duas vidas aqui. Uma é esta aqui na cidade que moro, onde aos poucos fui conhecendo outras pessoas, fazendo amigos gays, assumindo sem medo minha orientação para algumas pessoas, e tentando viver sem amarras, o que não é nada fácil. Já na cidade onde fui criado, eu sou outra pessoa: o rapaz de boa família, bom filho, bom neto, bom cidadão, comportado, sério, ás vezes até tachado de metido. Mas, que finge(
    se é que é possível fingir) não ser homossexual com receio da reação da família tradicional"


    eu entendo perfeitamente pq vc precisa ser duas pessoas, uma para seus pais, outra distante deles, porém, no seu texto vc deixa implícito q ser gay é necessariamente não ser um rapaz de boa família, bom filho, bom neto, bom cidadão, comportado, e sério, vc criou aqui nesse trecho uma necessária oposição!

    ResponderExcluir
  3. J.M, concordo um pouco com o Foxx, se tu diz que está vivendo duas vidas é porque existe aí uma idéia formada sobre ser homossexual, alguem que precisa viver duas vidas.

    Mas seria pertinente perguntar: Qual é o teu conceito de "homossexual assumido"? Pra quem você precisa se "assumir" e porque?

    Viajar para outra cidade não vai necessariamente te ajudar a resolver isso, viajar para dentro de sim e dos seus conceitos, irá.

    Beijão!

    E eu tenho esse DVD ! \o/

    ResponderExcluir
  4. Oi J.M, tudo bem?
    Desculpa o sumiço, sem net, rsrs
    O melhor que vc faz é isso. Torço de coração para que vc consiga tudo que almeja, a coragem, auto estima e tudo mais.
    Eu sou eu mesmo independente do lugar, das pessoas. Sou transparente até demais as vezes, rsrs.
    Ah! um 2010 bem massa pra vc, rs
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. eu tb tenho 2 vidas...
    muita força!
    Abração

    ResponderExcluir
  6. E algo bem pessoal, separar o que quererem que vc seja, e o que vc quer ser. AutoConhecimento é um termo novo na nossa cultura, mas velho na humanidade, conhecer nossos reais desejos é o que realmente importa, agora ser bom filho, isso é apenas um título, título dado pelos outros, que a meu ver nada altera nossas vidas, o que importa é o que somos na verdade! Enfim..boa busca pelo seu EU! =D

    ResponderExcluir
  7. Dificil viver 2 vidas... as pessoas dizem que em cada lugar que estamos somos uma pessoa diferente, somos de uma determinada forma com os amigos, diferentes com familiares, diferentes no trabalho e assim por diante, e essa teoria ainda diz mais, diz que somos diferentes com cada pessoa... então não se sinta mal por ter que ser 2 pessoas.

    O mais importante é que vc se aceite como é, e que vc saiba quem vc é, tirando todas essas máscaras, porque se vc souber e for certo disso saberá conduzir as pessoas para entrarem em contato com seu verdadeiro eu.

    Desejo sorte.

    ResponderExcluir
  8. Já te disseram que seu blog é um bom espaço de reflexão coletiva? parabéns pelo extremo bom gosto, posts conceituados e proposta!

    te sigo!

    ResponderExcluir
  9. Ah, claro que retorno, por isso sou novo seguidor aqui e inclusive te linkei ao meu blog.

    Se puder, seja meu seguidor por lá, daí não te perco de vista, tá? Aparece quando quiser, espero que goste da proposta de lá, das dicas. abraço

    ResponderExcluir
  10. Não sei quem eu sou...Já soube...hoje não sei mais...
    E nem vivo da forma como eu queria..Já vivi..hoje não vivo mais...

    Torço por ti..!!!
    Dand^^.

    ResponderExcluir

Partilhe comigo deste devanneio...