quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Manter o foco.

Quando queremos algo em nossa vida, precisamos manter o foco e perseverar. As dificuldades serão muitas, mas se mantivermos nosso olhar no que desejamos, as chances de chegarmos ao nosso objetivo são muito, muito maiores.
Amo os meus amigos e muitas vezes eles são para mim exemplos a serem seguidos. Quando comecei a faculdade, encontrei 40 pessoas numa sala de aula. De início, nos aproximamos de boa parte deles, mas com o tempo a amizade se fortalece com aqueles com os quais temos afinidades. Nesse período conheci duas pessoas maravilhosas, Pity e Sol. Diferentes, mas muito, muito especiais.
Pra não alongar, sendo que ambas são extramamente importantes para mim, quero aqui falar um pouco de Pity. Menina simples, vinda da zona rural da cidade em que estou morando hoje, ela começou a faculdade com a mesma idade que eu, 20 anos. Era de fato uma menina, na forma de pensar, no jeito de se vestir, no namoro que tinha com um cara já há 5 anos. Com ele ela planejava casar, ter filhos, tudo quando terminasse a faculdade. No decorrer dos anos, ela se identificou com o curso, e começou a trabalhar na área de educação. Menina pobre, passou fome na infância, teve que dividir tudo sempre com mais três irmãos(nclusive a cama, onde dormia com eles e a mãe, numa casa de dois cômodos apenas) foi criada somente pela mãe que fez de tudo para que ela tivesse educação e pudesse chegar onde chegou: a faculdade.
No decorrer do curso, Pity descobriu que seu namorado e único homem de sua vida a traía. Sofreu muito, tentou voltar algumas vezes quando ele dizia que a amava, que queria se casar com ela, ter filhos... Mas ela também descobriu que ele a queria como "Amélia". Como a mulher que ficaria em casa, com os filhos enquanto ele trabalharia e ela ,deveria parar os estudos com o fim da graduação. E isso foi determinante para que ela o abandonasse, mesmo sofrendo muito. Nesse período surgiu um outro cara em sua vida, que simplesmente carregaria "água no cesto" por ela, se necessário fosse. Mas ela apenas ficou, e teve medo de se envolver, se entregar. De início, não sentia nada forte por ele, apenas atração. Mas ele a amava. E estava disposto a fazer tudo por ela. E fez, permaneceu na luta até o fim.
Bem, para encurtar o relato, Pity terminou a graduação, não voltou mais com o ex-namorado, resolveu dar uma chance ao outro carinha que faz tudo por ela, e seguiu em frente. Sempre se envolveu em projetos na faculdade, e queria continuar os estudos trabalhando com educação do campo, que era o que a encantava por ela ter vindo da zona rural e saber das dificuldades que as pessoas que moram lá passam. Consegui um trabalho pra ela na mesma escola onde trabalho, sua relação com o carinha atual melhorou muito, fazendo até mesmo com que ela viesse morar aqui na cidade com a ajuda dele, que deu total apoio para que ela fizesse isso, porque facilitava mais a vida dela, e hoje ela pode se dizer apaixonada por ele, que ajuda tanto, que a coloca pra frente, que a estimula a continuar os estudos e que deu força para que recém-graduada, tentasse um mestrado na área de Educação do Campo.
Menina do interior, que enfrentou tantas dificuldades, sem um professor para a orientá-la, com o apoio do namorado, da família e dos amigos, ela encarou a prova do mestrado, passou por todas as etapas, e hoje, como seu amigo, pude compartilhar da sua alegria de ter sido aprovada. De ter alcançado mais um objetivo de vida, onde não perdeu o foco.
Assim aconteceu também com meu amigo Mau, que conheci quando ainda era um "menino" do Paraná, que gostava de Sarah MacLachlan e morava sozinho já tão novo. Conheci ele através do blog e mantemos uma amizade sadia já há algum tempo. Ano passado ele me (nos) falou da mudança que faria, indo morar em São Paulo, onde não conhecia nínguem e havia conseguido um trabalho novo. E foi.
Um ano depois, ele está muito bem, obrigado, desbravando a Selva de Pedras que é São Paulo e que pelo visto, ele A-D-O-R-A! Hoje o acho mais homem, mais decidido, mais maduro, principalmente em seus escritos no blog.
Essas pessoas são para mim um exemplo de que tudo o que desejamos, se nos esforçamos e corremos atrás, não recuando quando as dificuldades aparecem, a gente consegue. Fiquei muito feliz pela conquista da minha amiga, e sou feliz por ter a amizade de Mau, que é um rapaz determinado no que quer e que por isso está onde está hoje.
São exemplos a ser seguidos por mim, que estou no processo de tantas mudanças, mas agora, mais do que nunca, decidido a encarar o que vier pela frente para alcançar tudo o que quero. Amizades são um dos mais necessários pilares do ser humano. Como diz Pedro Bial, no CD "Filtro Solar": Amigos: nunca abra mão de uns poucos e bons! Amo os que tenho, aqueles que vejo todos os dias, aqueles com quem teclo todos os dias, os que estão longe, mas que volta e meia mandam um scrap, um email, um sinal de vida e amor.
E não esqueçam: manter o foco e perseverar sempre! É o que tenho aprendido com essas pessoas especiais.
Amo todos vocês! Abraços...

5 comentários:

  1. ai, queria tanto ter um foco na minha vida...
    abração

    ResponderExcluir
  2. Oi J.M., tudo bem ctg?
    Realmente, temos que focar em algo, para podermos atingir nossos objetivos.
    Recebeu e receberá vários outros, rsrs

    Abraços
    :)

    ResponderExcluir
  3. Oi J.M.,
    Obrigado pela visita em nosso blog é sempre bem vindo ok?
    Eu li o post sobre seu irmão e esse tb. Centra-se e manter-se focado é fundamental na conquista de nossos objetivos e isso eu aprendi na marra e muito cedo, aos 15 anos de idade quando fui praticamente expulso de casa por ser gay. Os 5 anos e meio que passei longe de minha familia me ensinaram a duras penas centrar-se num foco. Se tiver interesse e tempo leia apenas um post meu no arquivo de Maio e vc saberá bem do que estou falando... e ao me conhecer melhor nossa amizade de blogueiros terá mais sentido.
    Enfim, adorei seu modo de escrever e sua maturidade.
    Com certeza eu estarei por aqui mais vezes.
    Abraço
    Jay

    ResponderExcluir
  4. Oiee.

    Muito show seu texto..o tema..adorei.
    Achei muito bonita a história de sua amiga, de gente batalhadora, perseverante. O segredo tá aí né? Perseverança..Foco..Saber tomar as decisões certas.
    Enfim, preciso de um pouco de aula, hehe...

    Um grande abraçoo.

    ResponderExcluir
  5. Passando para parabenizar o devanneio. Gostei muito de lê-lo, desde já sigo seu blog.Um brinde ao ego -tripe :)
    Abraços respeitosos!

    ResponderExcluir

Partilhe comigo deste devanneio...