sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A vida é cheia de curvas

Neste mês, a revista Vida Simples veio com um presente para os assinantes: um livro do Eugênio Mussak "A vida é cheia de curvas". O livro tem 30 capítulos, com textos curtos que falam sobre as mudanças de rumo, sejam elas pessoais, profissionais, etc.
Já tenho o livro como uma preciosidade. As reflexões são fantásticas.
Dia desses, pensava em como reagimos diante das coisas que acontecem em nossas vidas. Em algumas situações, principalmente as mais complicadas, dramáticas, na maioria das vezes bate o desespero. Aquele medo que nos domina e nos faz agir de forma inconsciente. A preocupação que nos tira o sono, que nos estressa, que nos adoece e irrita. Mas no fim das contas, tudo se resolve.
Ultimamente, tenho procurado principalmente nos momentos de dificuldade, repetir pra mim que: Tudo passa. TUDO. Nada, nenhuma situação que estejamos vivendo hoje em nossa vida é eterna. Tudo passa. Tudo é mutável.
Ajuda? Sim. A mim, pelo menos. Claro, não vou deixar a coisa na situação que está, vou tentar resolver, mas guardo no coração e na mente a certeza de que irá passar.
Só não gostei muito quando, lendo o livro que mencionei acima, o autor discorrendo sobre este mesmo pensamento de que Tudo Passa, diz que isto vale tanto para os momentos de extrema dificuldade quanto para os momentos de extrema felicidade. O Tudo Passa serve para as duas situações. E aí lembrei daquela frase que já ouvi tanto quando morava na Bahia: "Não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe". Difícil aceitar que assim como a tristeza, a alegria também vai passar. Mas, pensando dessa forma ao menos tentamos aproveitar cada momento de alegria, de felicidade genuína pois sabemos que ela poderá não durar muito.

Abraços, meus queridos!

7 comentários:

  1. Belissima relfexão! O livro deve ser muito legal mesmo para ter te inspirado a escrever este texto! Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HHP, o livro é muito bom mesmo! Vale a pena a leitura. Obrigado pelo elogio. Forte abraço.

      Excluir
  2. Ao meu ver é esse "sobe-e-desce" de sensações e sentimentos que fazem a coisa ter sentido. Ser feliz o tempo todo deve ser um porre... coisa que só Pollyana aguenta... hehe! Deve ser bacan o livro, guri! Valeu a dica! Hugz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, Fred! Uma vida perfeita deve ser sem graça...imagine no tal Paraíso que alguns acreditam que existe, como deve ser chato...Abraço.

      Excluir
  3. assino em baixo do coment do Freduco ... pertinente como sempre ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Concordo que seu livro deve ser bom, mas o seu comentário:"imagine no tal Paraíso que alguns acreditam que existe, como deve ser chato...Abraço." Melou essa é feio! Como pode ser chato um orgasmo? Imaginou começar esta sensação sem variação? E para um vencedor, quão alegria para si é estar em primeiro lugar no pódio? Pergunta à ele se não desejaria estar sempre sempre naquele lugar, só ali! Viver eternamente em alegria é viver plenamente para o qual fomos criados. Isso não é chato, isso vai além do acho chato, nem se compara, infinitamente desproporcional!

    ResponderExcluir

Partilhe comigo deste devanneio...