quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sim, eu te conto sobre essa saudade!

"Ê saudade, que bate no meu coração..."

Quando o assunto é saudade e Natal, inúmeras lembranças inundam minha mente.
Saudade, tenho várias, mas só uma que me invade, que me toma, que eu nunca pensei que seria tão forte e pungente: meu pai, que faleceu em 2011.
E Natal envolve o meu pai, principalmente na lembrança que me marca nesta época do ano.
Tinha 10, 11 anos e meu segundo irmão, 6 ou 7 anos. Talvez ambos tivessem menos, não me recordo das idades.
Festa da padroeira da cidade e como todos os anos, nossa mãe nos levou para a missa comemorativa, que acontecia sempre pela manhã. Meu pai não estava em casa neste dia.
Lá pelas tantas, na missa, alguém chega com um recado de nosso estava nos chamando em casa. Sem entender nada, fomos.
Aquela casa "humilde", onde crescemos. Nada gigantesco, mas também não era um casebre. Portões na frente, uma pequena varanda de frente para o jardim que sempre foi o orgulho da minha mãe, uma área livre ao lado que conduzia ao quintal da casa, nada gigantesco mas que abrigou muitas brincadeiras e diversões. Ali, na varanda de casa, como dois troféus, estavam duas bicicletas Caloi, pretas com detalhes em verde-fosforescente. Uma tamanho médio e outra menorzinha. E meu pai aguardando pra ver nossa euforia ao ver aquele que era nosso sonho de infância ser realizado.
Foi uma loucura...meu irmão não sabia andar de bicicleta, e o restante daquele dia, um pouco antes do Natal, foi só para brincar na rua, subindo e descendo várias vezes para satisfazer a vontade de seus filhos.
De longe, essa é a mais doce lembrança de um Natal, que hoje é inundada de saudade.
Saudade daquela alegria doce e despreocupada da infância  da relação de carinho que havia entre nós e meu pai, da proximidade, dos tempos que não voltarão jamais.


3 comentários:

  1. Nossa, me emocionou. Lindo, lindo!
    Grande beijo, cara, e obrigado por participar!

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu querido! Eu já curti muito o Natal e tenho muitas lembranças boas desta data. Mas a vida passa e as perdas vêm. Primeiro meu pai, depois um irmã, e agora recente Mamys ... tudo vai perdendo a graça e o encanto ... mas é assim mesmo...

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Oi... Que bonito relato.
    A ideia do Natal sempre me fez bem mas o deste ano tende a ser um pouco diferente.
    Abraços !!

    ResponderExcluir

Partilhe comigo deste devanneio...