sábado, 19 de setembro de 2009

Respeitar as diferenças!

Na reta final da graduação, fui surpreendido com a notícia de quem além das matérias que me restavam para concluir o curso, eu teria que fazer a disciplina Noções Básicas de Libras. A princípio e até começarem as aulas, confesso que tinha um pouco de preconceito e dizia a todo mundo que não teria a menor paciência para ficar fazendo "aquilo" com as mãos. Ignorância...
As aulas começaram e fiquei encantado com a Língua Brasileira de Sinais. A possibilidade de se comunicar utilizando sinais, que feitos de formas diferentes, em determinadas posições, querem dizer coisas diferentes. Achei fantástica a Libras!!!
Uma pena as minhas aulas terem durado tão pouco...ter sido tão rápido.
Seria tão bom se houvesse o respeito necessário a todos os surdos que precisam desta língua para se comunicar. Muitos, por falta de conhecimento, acham que todo surdo é mudo, ou que todo surdo é louco. Como você acha que uma pessoa que não ouve nada, ou seja, que tem surdez profunda, ou ainda, surdez parcial, poderá se comunicar utilizando a fala como você utiliza, se ele não ouve? Você fala o que você ouve do mundo que o cerca! Como você quer que um surdo reaja diante de uma sociedade onde quase ninguém o compreende, muitas vezes até a própria família o rejeita, ou não sabe como fazer para se comunicar com ele? É claro que ele irá ficar agressivo, nervoso e consequentemente será tachado de louco.
Na verdade, o que falta no ser humano é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Se você fosse surdo, como seria? Se você tivesse um filho surdo, como reagiria? Seria ele diferente dos demais por não ouvir? Ou seria uma pessoa como outra qualquer, que apenas se comunica de forma diferente da qual estamos acostumados?
Precisamos pensar nas minorias, nos excluídos da nossa sociedade (categoria da qual ainda fazemos parte, infelizmente) , e buscar uma integração com todos eles, sem discriminações, sem preconceitos idiotas e sem fundamentos.
Abraço a todos...

2 comentários:

  1. outro dia me aventurei a aprender usar a máquina de braille... agora preciso começar a usar... acho que entender o mundo de cada pessoa nos torna mais humanos... nas pequenas coisas, mudamos

    ResponderExcluir
  2. devia ser básico isso
    todo mundo saber

    ResponderExcluir

Partilhe comigo deste devanneio...