quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Felicidade X Sofrimento

******
"A felicidade bestializa: só o sofrimento humaniza as pessoas."
Mário Quintana.

Achei legal começar este post com essa frase de Mário Quintana, que pode ser encontrada no livro Porta Giratória, porque vivi essa experiência nos últimos dias.
Quando a alegria de vários momentos chega a nossa vida, costumamos esquecer de que esta vida é efêmera, e que basta estarmos vivos para sair de cena rapidamente, deixando tudo para trás. Fui tragado de minha vidinha normal, de minha felicidade por estar concluído a graduação, formatura chegando, alguns desejos pessoais sendo realizados, para ficar frente a frente com uma situação inusitada: a pessoa da qual eu estava mais afastado nos últimos dois meses vai para a UTI de um hospital e eu como filho mais velho sou o responsável para estar monitorando, procurando notícias, acompanhando todo o processo...
Reconheço que a princípio, ver meu pai naquela situação inicial que não inspirava tantos cuidados, me fez pensar que era bom ele tomar um susto, assim poderia aprender algumas coisas que tanta gente queria que ele aprendesse, mas que era inútil querer.
Só que pelo visto, o aprendizado daquele dia não seria só para ele, mas para ambos. Quando, - já internado no hospital por precaução como disse o médico e sozinho com ele no quarto - acompanhei a evolução do quadro clínico a ponto dele ser levado às pressas para a UTI, me conscientizei que quem estava ali era o meu pai, era a pessoa com quem tive momentos de felicidade, era a pessoa que havia me proporcionado tudo o que hoje eu tenho. Desmoronei e assumi de fato o papel de filho.
A situação fez com que eu pudesse me tornar mais humano para com o meu ele .E ver que estas alegrias que estou prestes a viver serão passageiras...a vida é passageira, ou eu sou um passageiro da vida?
No fim tudo deu certo. Parece que de fato foi apenas um susto, ou uma aula para mim. A recuperação foi rápida, e hoje ele já esta em casa e passa bem. Fica a lição: aproveite cada momento com as pessoas que você ama, ainda que elas tenham lhe causado muitas dores. No fundo, o amor ainda existe e se essa pessoa for embora pra sempre, com certeza você sentirá falta e vai se arrepender por ter alimentado sentimentos ruins, que não lhe levarão a lugar algum...
Ainda falando de sofrimento e felicidade, e "mudando de pau para cacete", como costumamos dizer aqui, uma coisa engraçada acontece comigo. Quando estou feliz, ou pelo menos quando estou me envolvendo com alguém, como aconteceu nos ultimos 4 meses, não consigo escrever no blog. Falta-me inspiração. A vontade até existe, mas é como se todos os assuntos não fossem bons o suficiente para serem escritos aqui. Já quando acaba a relação, a inspiração retorna e passo a ver a vida com os mesmos olhos de antes, encontrando motivo para escrever em tudo... Que estranho... mais um exemplo de que "a felicidade bestializa".
Abraços meus leitores, saudades de todos...voltarei muito em breve.

3 comentários:

  1. Sei bem como é sentir a inspiração saindo pela veia sem voltar.

    Vc fique bem, ok?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pois é,não dei tanta sorte...Assisti a vida de minha mãe ir-se embora e nada pude fazer.
    Nun surto se morre,gente!
    Nun minuto viramos passado e vida segue....


    Boa Sorte com seu pai !


    volte logo a postar!


    www.johnrmulo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Partilhe comigo deste devanneio...