segunda-feira, 21 de julho de 2008

A hora certa.

Lendo um post no Blog de um "amigo recente" (rs) onde ele descreveu como contou a sua mãe sobre sua homossexualidade, me veio uma pergunta: quando é a hora de contar para aqueles que você ama, principalmente família, que você é homossexual? Que você gosta de homem e pensa em formar o seu futuro ao lado de um?
Há três, quatro anos atrás, foi necessário para mim romper com a Igreja Católica, com seus dogmas, preceitos, para que eu pudesse tentar ser feliz, sem culpa, e vivendo o que eu sempre senti em mim que era o desejo por outros carinhas. Isso é um tópico para outro post que vou escrever em breve, que é a minha questão entre homossexualidade e religião.
De lá pra cá, minha vida melhorou em alguns aspectos. Hoje me divirto mais, tenho mais abertura com meus amigos, por não precisar mais fingir ser um machão, que quer casar com uma mulher e ter lindos filhos. Os meus AMIGOS sabem de minha orientação. E por serem meus AMIGOS, me aceitaram e continuam me amando como antes, talvez até mais.
Mas, mesmo tendo o apoio deles, falta o apoio de minha família. Não digo nem tanto os parentes: avós, tios, primos...mas minha família. Os que me viram crescer, que estiveram comigo em todos os momentos, quase todos os dias de minha vida. Meu pai, minha mãe, meus irmãos.
Nesta caminhada de aceitação, meu irmão do meio, o que veio logo depois de mim, acabou sendo informado (por mim mesmo) de minha orientação. E sinceramente, acho até (ou tenho certeza, mas não tô querendo aceitar, não sei porque...rsrsrsrsrs) que ele também é gay. Bem, a reação dele foi a que eu esperava. Não disse que estava bom, nem que estava ruim. Apenas aceitou, e não se manifesta a este respeito. Me respeita! Acho até que nossa relação melhorou depois que assumi para ele minha homossexualidade.
Hoje, moro com ele. E a figura mais importante de minha vida dorme alguns dias conosco, aqui em nossa casa: minha mãe. Figura doce, divertida, cuidadosa, uma leoa quando o assunto é proteger suas crias. Após a separação de meu pai, nós nos aproximamos muito. E foram inúmeras as vezes em que pensei em sentar e contar a ela o que na verdade ela já sabe: que seu filho mais velho é gay.
Minha mãe é uma pessoa de cabeça aberta. Apesar disso, é influenciável pelo que as irmãs e mãe diz. Mas agora, que ela passa mais tempo conosco, compartilhando da vida de seus filhos já crescidos, esse desejo de contar a ela que sou gay passa inúmeras vezes por minha cabeça. Tudo o que eu mais queria era apenas a aceitação dela, ouvir dela que posso contar com seu ombro sempre que precisar, que seu amor é incondicional. Desconfiar ela com certeza desconfia. Afinal, porque seu filho que não tem namorada guardaria em casa lubrificante e camisinhas? Ela já viu, mas fingiu não ver...
Enfim, quando é o momento certo de dizer pra quem você ama sua orientação sexual? Quando conseguirmos independêcia financeira? Quando encontrarmos alguém especial que esteja do nosso lado para nos apoiar? Depois de levar um fora homérico de alguem que gostamos???
Quando???
Estou aguardando partilha desse momento, pra quem lê meus devanneios. Já contou? Pensa em contar? Se contou, como foi???
Abração.

9 comentários:

  1. eu ainda nao disse que era mais eles sabem, mais nao perguntam nada e nem eu digo nada abracos

    ResponderExcluir
  2. JM. antes de tudo, o Plugoo hoje enlouqueceu, por isso que não consegui falar com vc, me desculpe.
    Bom, li seu texto e lembrei um dia que estava meio tontinha na formatura de um amigo e ele falou "Todo mundo quer saber se eu sou gay". Eu olhei na cara dele e falei "Menos eu". Ele me olhou assustado e perguntou pq eu não tinha essa curiosidade. "Não sou a fim de vc. Se eu fosse ia fazer alguma diferença, afinal ia ser a diferença entre ter e não ter chance com vc. Mas não sou." Ele disse que foi naquele dia que ele reparou que o meu amor por ele era incondicional. Hoje, alguns anos depois, ele é meu melhor amigo. Tem muita gente que fala "Toda mulher precisa de um amigo gay e ele é o seu". Não vejo assim. Ele é meu melhor amigo, independente de ser gay ou não. Eu amo a pessoa, não os rótulos dela. Pra mim, amor é amor e todo tipo de amor é válido. Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito relativo, varia de família para familia, se a pessoa vive com uma familia homofóbica e fundamentalista, o ideal é contar quando houver independencia financeira, pois certemente a pessoa será posta fora de casa, ou sua vida irá virer um inferno, agora quando a familia é mente aberta, tem q contar na primeira oportunidade, é claro que sempre virá um choque, mas com a familia aberta é questão de pouco tempo para tudo voltar ao normal.

    ResponderExcluir
  4. Oi !
    Eu sou o amigo recente?
    Hehehe... que bom que escreveu sobre esse assunto.
    Sabe, eu contei pensando mais nela do que em mim. Eu acho que por mais que ela não aprovasse, ela deveria saber. E preferi contar agora espontaneamente, do que esperar um momento em que eu seja forçado á fazer isso, pelas circustancias da vida.

    Meu msn é mauri.cg@hotmail.com

    Abraçao !

    ResponderExcluir
  5. sim sim, tudo muito bem esclarecido.

    foi, sem dúvidas, uma das melhores decisões... óbvio que é preciso ter paciência com eles tb, pq acaba que vc se coloca numa posição em que tem que educar sua família... mas pra mim foi ótimo.

    segue link dessa experiência: http://gaegaegae.blogspot.com/2007/09/minha-vida-em-cor-de-rosa.html

    bj

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou homossexual + ao ler o que você escreveu fiquei muito feliz, em saber que, os preconceitos pouco a pouco estão sendo vencidos e as pessoas não temem contar sua opção sexual. Acho que a família tem que aceitar sim, apoiar, pq a opção sexual não torna ninguém melhor ou pior, o q faz o ser humando é o caráter e a autenticidade.
    Parabéns a você e a seu "amigo recente" pela atitude!!
    BeijO!

    ResponderExcluir
  7. A hora certa é a hora que você se sente confiante para isso. Certo de que é o melhor a fazer.

    Abração.

    Rhenan
    www.sexpride.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Humano e não humando como escrevi antes... rsrs

    Espero que issO aconteça logo, que você ocnsiga se abrir, vai se sentir beem mais leve e confiante!!
    :)

    Eu não estou terminando a graduação, passei pro 5º semestre agora... +cada semestre que passa dá um misto de dor e felicidade.!
    VOlte sempre lá!!
    Sempre estarei aqui!
    beijOS

    ResponderExcluir
  9. Vou descobrir como vai ser isso logo logo.

    Eu sinto.

    Bracao!

    ResponderExcluir

Partilhe comigo deste devanneio...